
Release
Candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), David é liderança da comunidade Guarani Mbya da Terra Indígena (TI) Jaraguá, na zona norte da cidade. A iniciativa de colocarmos um indígena na conservadora câmara municipal de São Paulo é uma tentativa de frear um modo de vida que agride o meio ambiente e as comunidades que resistem em seu modo de vida tradicional. Vivendo na TI Jaraguá e TI Tenondé Porã, esta última no extremo sul do município, as comunidades Guarani vivem em situação de vulnerabilidade social e de saúde, causada principalmente pela falta de espaço para viver no modo tradicional Guarani e pela falta de atenção dos órgãos públicos de saúde e educação. É com a intenção de dar maior atenção às comunidades indígenas do município e garantir projetos que protejam a cultura tradicional que surge a candidatura de David Martim Karai Popyguá, liderança Guarani que conhece a política não indígena e está pronto para representar os interesses dos povos tradicionais que resistem na maior metrópole do país.
A cidade de São Paulo é uma referência por seu tamanho e capacidade econômica, diversidade cultural e étnica, onde imigrantes e povos de todos os lugares do mundo se encontram e convivem com os mesmos desafios de constituir uma cidade diversa e economicamente consolidada e forte. Resultado de todo progresso e avanços científicos e econômicos que o Brasil alcançou desde o "descobrimento". É uma sociedade em que o modelo de vida ideal se baseia na capacidade econômica onde a grande maioria dos paulistanos almeja uma estabilidade financeira.
Em uma cidade como São Paulo onde existem pontos de referências como Anhangabaú, Tatuapé, Ipiranga, Butantã, Anhembi, Jaraguá, Pirituba, Piqueri, Cambuci, Itaim, e diversos outros nomes utilizados no dia-a-dia do paulistano, é considerada a cidade onde mais se fala a língua Tupi entre os não indígenas no Brasil. Mesmo com toda esta influência indígena, poucas pessoas conhecem a situação dos povos originários nos dias atuais. Com um contraste quase invisível em uma pequena porção de terra de 1,7 hectares na Zona Oeste, está localizado o menor território indígena do país, a Terra Indígena Jaraguá, do povo Guarani M'bya. Lá vivem cerca de 700 indígenas que lutam para manter sua cultura e resistem à invasão da metrópole em seu território.
Depois de 516 anos de resistência temos a indicação de um candidato indígena para vereador de São Paulo, será a primeira vez que um indígena disputará as eleições municipais de São Paulo. Para o povo Guarani M'bya, ocupar esta lacuna política significa lutar para que tenhamos nosso primeiro representante na conservadora câmara municipal de São Paulo. Em 2016, a indicação da liderança David Guarani levará toda a luta de resistência e visão de mundo dos povos indígenas como uma alternativa de candidatura de um verdadeiro xondaro, guerreiro Guarani.
Contatos para imprensa:
Ana Flavia Carvalho [11] 98743-2094 - email: anafavu@gmail.com
Joyce França [11] 98019-7607 - email: jlfsp@hotmail.com








Descreva sua imagem.